quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A ATUAÇÃO CUTISTA DO SINTET-UFU

Aqui em Uberlândia trabalhamos no dia-a-dia para cada vez mais garantir a nossa Central Única dos Trabalhadores no "TOPO", pois com toda a sua história, ela merece.
Além das tarefas que cumprimos internamente no âmbito da Universidade, trabalhamos em parceria com outros sindicatos cutistas promovendo seminários na área da saúde, do meio ambiente e também ocasionalmente com outras forças políticas revolucionárias.
Atualmente estamos tendo que enfrentar, pela primeira vez em 19 anos de fundação da nossa entidade sindical, sindicatos "caçadores" de IMPOSTO SINDICAL, que se intitulam representantes legais dos trabalhadores das 4 Fundações (FAEPU, FUNDAP, RTU e FAU). O SINTET-UFU jamais requereu este imposto, sendo que ano são enviados ofícios por parte do SINTET-UFU aos Diretores das Fundações dispensando o repasse ao Sindicato.

Até aqui, foram três processos enfrentados contra outros sindicatos e ganhamos dois e perdemos um (em primeira instância) o qual estamos com recurso em Belo Horizonte.

O SINTET-UFU (TRIBO) está participando efetivamente na construção do SINTRAFTRIM/ FETRAF/CUT que abrange 11 municípios ao redor do Prata/MG, com abrangência de terras nos municípios de Mato Grosso do Sul e São Paulo. Grande parte dos companheiros destas regiões são cutistas e lutam com muita garra contra os oportunistas e elementos sujos do CONLUTAS. Estivemos presentes na criação do Sindicato (SINTRAFTRIM/ FETRAF) e promovemos rateios de recursos financeiros para que estes companheiros pudessem se deslocar a BH e BSB (INCRA e outros).

Tem havido parceria entre SINTET-UFU (TRIBO) e demais sindicatos cutistas da cidade com o Sindicato do Transporte Rodoviários que está a cerca de 20 anos na mão de um vereador que "joga" para os empresários e políticos profissionais de Uberlândia e Região e, com o trabalho cutista na cidade está próximo o tempo desta "incrustração" chegar ao fim para o bem da categoria dos rodoviários e do povo.

O presidente (CTB) do Sindicato dos Vigilantes foi deposto pela justiça, o que gerou um enorme ganho aos trabalhadores da categoria, haja visto que aquele importante sindicato vinha trabalhando com posicionamento contrário à visão cutista.

Para participar do 10° CECUT em BH, no mês de Junho/2009, o SINTET-UFU enviou 9 delegados, tirados em assembléia de servidores da UFU e Fundações, sendo que todos pertencem à TRIBO.

Já para o 10° CONCUT em SP, no mês de Agosto/2009, o SINTET-UFU enviou 3 delegados, que participaram do 10° CECUT em BH.

É isso aí companheirada vamos devolver o quadro vermelho na bandeira da FASUBRA o mais rápido que pudermos e darmos a resposta aos raivosos, oportunistas e mentirosos, que fizeram uso do CONGRESSSO (CONFASUBRA) para simplesmente desfiliar nossa federação e macular a imagem da CUT, que tanto fez e continua fazendo pelos trabalhadores do nosso país, do campo e da cidade.

Do índio mineiro,
Silnando Silvério Ferreira
Bacharel em História – UFU / Coodenador SINTET-UFU

Nenhum comentário:

Postar um comentário