segunda-feira, 7 de março de 2011

Breve relato sobre a luta pela carreira

A luta de classes é constante na busca por transformações na sociedade e na forma de ver o mundo. Consequentemente com essa transformação principalmente para que a classe trabalhadora perceba o quanto é importante a nossa insistência, as mudanças não ocorrem por acaso, são resultado de muita coragem e disposição daqueles que não desistem, muitas vezes sem apoio da categoria coloca-se a disposição de continuar trabalhando rumo as conquistas.

Durante a década de noventa trabalhamos muito na construção do modelo da carreira que consideramos a melhor para os trabalhadores da educação. Começamos essa construção junto com o Sindicato Nacional dos Docentes (ANDES), mas no fi nal da década, com a ambição de vários, na lógica que o Governo FHC propunha de manter no Estado somente os docentes com as tais das carreiras típicas de estado, houve uma ruptura e nós os técnico-administrativos passamos a elaborar um plano somente para os técnicos; incluindo aí todos os trabalhadores das IFE’s e Escolas Técnicas e Agrotécnicas.

Em 2001 após muita luta, culminando com uma greve acirrada, o governo FHC assina acordo conosco prometendo implementar nossa carreira, sabíamos que  não era porque ele é bonzinho, era período eleitoral.

Com a entrada do Governo Lula, no começo de 2003, começou nossa mobilização para que de fato vançássemos para o começo da implementação da Carreira. Depois de muita luta conseguimos em 2004 fechar no acordo de greve sua aprovação, com várias alterações da nossa proposta original, mas avançamos.
  
Em 2007 conseguimos fechar um acordo para em três anos avançar no que já tínhamos; foram editadas as tabelas para 2008, 2009 e 2010.

O importante é lutarmos para que nossa Carreira passe a ser tratada como política de Estado. Temos que continuar lutando para garantir no mandato da Presidenta Dilma a consolidação do que queremos, como por exemplo: step de 5% e três salários mínimos de piso, como também a reestruturação dos cargos e outras demandas inerentes a uma Carreira de fato para que qualquer governante, que esteja no poder, seja obrigado a cumprir o que esta na Lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário