segunda-feira, 28 de maio de 2012

DE EX A ANTI-ESQUERDISTAS

ISAAC DEUTSCHER tem um artigo que ele intitula "DE HEREGES A RENEGADOS", delineando o caminho de gente que começa rompendo com teorias e posições esquerdistas, para terminarem como furibundos anti-esquerdistas. São figuras que povoam a direita de todo o mundo, ao longo do tempo.

Alguns se valeram do stalinismo para terminarem condenando a Lenin e, finalmente, a Marx e ao marxismo. Não por acaso uma proporção não desprezível deles teve origem trotskista, para absolutizar o ?totalitarismo stalinista?, passando a identificá-lo com o nazismo e dali estão já a um passo do liberalismo e do anti-comunismo.

HÁ OS TIPOS PADRÃO, OS QUE FORAM DE ESQUERDA, MILITANTES MESMO, DE REPENTE ?SE ARREPENDEM?, LARGAM TUDO, RENEGAM, DENUNCIAM SEU PASSADO E SEUS COMPANHEIROS, OS ÍDOLOS EM QUE ACREDITARAM CEGAMENTE, PARA SE ENTREGAR DE ARMAS, BAGAGENS E, FREQUENTEMENTE, EMPREGO, PARA A DIREITA.

ALGUNS SE MANTÉM NA ESQUERDA, NO SEU ESPAÇO MAIS MODERADO, COM UM TOM
FORTEMENTE ANTI-ESQUERDISTA, DENUNCIANDO O QUE NÃO SERIA ?DEMOCRÁTICO?
EM CORRENTES DA PRÓPRIA ESQUERDA. SÃO ADEPTOS FORTES DE ALIANÇAS COM CORRENTES DO CENTRO E MESMO DA DIREITA, TENDEM A DILUIR AS DISTINÇÕES ENTRE DIREITA E ESQUERDA.

Outros, os casos mais conhecidos, se tornam militantes da direita, de suas correntes mais fundamentalistas, no velho estilo anti-comunista da guerra fria. Ganham espaços na mídia de direita, desde direção de revistas a colunas em jornais, convites para a televisão, como prêmio pela sua adesão.

HÁ AINDA ESCRITORES, INTELECTUAIS,MÚSICOS, DECADENTES, EM TRISTE FIM DE CARREIRA, QUE ABANDONAM POSTURAS REBELDES QUE TIVERAM NO PASSADO PARA SUBMETER-SE AOS DONOS DO PODER E DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO EM TROCA DE ESPAÇOS PARA ESCREVER, PRÊMIOS,ELOGIOS, QUE CONFIRMAM SUA PERDA DE DIGNIDADE NO FIM DA CARREIRA.

Por: Emir Simão Sader - Graduado em Filosofia pela USP, mestre em filosofia política e doutor em ciência política pela USP. Na USP foi professor. Foi pesquisador da Universidade do Chile e professor de Política na Unicamp.
Fonte: www.jornaldodiase.com.br - Aracaju-Se - 26/05/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário